Foto: Ivan Rohrs
Valéria Pinheiro
Valéria Pinheiro é tatuadora há 18 anos e natural de Frederico Westphalen, possui seu estúdio de tatuagem há 13 anos na cidade. Além da tradicional "tatto", ela também realiza um trabalho com foco em mulheres mastectomizadas, ou seja, que tiveram a mama inteira, ou parte dela, removidas em decorrência do câncer de mama.
Seu trabalho
Valéria Pinheiro é tatuadora há 18 anos e natural de Frederico Westphalen, possui seu estúdio de tatuagem há 13 anos na cidade. O gosto pela pintura vem desde nova, com 12 anos começa a pintar e também trabalhar com a arte. Posteriormente, já na faculdade, iniciou um curso de tatuagem, além de realizar um curso de micropigmentação, ampliando seu conhecimento na área de pigmentação para além da tatuagem.
Valéria nos conta que pelo curso de micropigmentação foram passados conhecimentos sobre diversas possibilidades de pigmentar. Ainda que o foco tenha sido para a micropigmentação de sobrancelhas e lábios, o curso também abordou a micropigmentação capilar e a reconstrução estética da aréola, principalmente para mulheres que estão ou já passaram pelo câncer de mama e tiveram que realizar a mastectomia, processo que resulta na retirada total, ou parcial, das mamas. Dessa forma, há 18 anos, a tatuadora encontrou a possibilidade de trabalhar com a micropigmentação de aréolas de mulheres mastectomizadas, estas que procuram uma maneira de recuperar a autoestima.
Apesar de já desenvolver esse trabalho há quase duas décadas, a tatuadora ainda acredita haver um certo "tabu", vindo das pacientes e médicos, em torno da reconstrução de aréolas, mas reconhece que hoje em dia alguns médicos já enxergam a tatuagem como uma alidada. "A própria prática da tatuagem, muitas vezes os médicos até ficam com 'maus olhos', agora que tá desconstruindo isso, eles passam a ver como um aliado pra muitas possibilidades, muitas necessidades", diz Valéria.
Seu trabalho se torna um espaço de apoio e ajuda para essas mulheres. “Muitas vezes, eu sugiro fazer dependendo da forma que está, a gente faz uma tatuagem, se tem um recorte grande de cicatriz, e depois eu faço a reconstrução da aréola”, ressalta Valéria.
As mulheres atendidas pelo estúdio, geralmente, são da região de Frederico. Além disso, o espaço da tatuadora também recebe mulheres de baixa renda que não possuem condições de pagar a micropigmentação através de uma triagem, realizando o trabalho de forma voluntária, principalmente no período do Outubro Rosa.
Recurso de aúdio
Confira fotos do trabalho de Valéria
Fotos: Julia Pattoli
Se interessou? Entre em contato
R. Vicente Dutra, 43 - Fátima, Frederico Westphalen - RS, 98400-000
(55) 3744-7297
(55) 99908-4555