Foto: Luiza Nunes
Liga Feminina de Combate ao Câncer - FW
A Liga Feminina de Combate ao Câncer Frederico Westphalen (RS) é uma ação de iniciativa civil, sem fins lucrativos e sem parcerias jurídicas com a prefeitura. A presidente Elizabete Stefanello, que é voluntária da liga há onze anos, está no cargo há seis anos.
Conheça o trabalho da Liga
A Liga Feminina de Combate ao Câncer Frederico Westphalen (RS) é uma ação de iniciativa civil, sem fins lucrativos e sem parcerias jurídicas com a prefeitura. A presidente Elizabete Stefanello, que é voluntária da liga há onze anos, e está no cargo há seis anos, explica que, além de fornecer tratamento psicológico, o grupo oferece uma cesta básica de 90 quilogramas a cada dois meses, para todas as assistidas, e doação de roupas, lenços e sapatos. Outra iniciativa da Liga é o fornecimento de remédios necessários para o tratamento do câncer quando preciso, ou o auxílio para pegar o remédio pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo também faz o intermédio entre as pacientes e advogadas voluntárias para auxílio legal em alguns casos. Quando perguntada sobre como funciona a arrecadação de rendas, Elizabete explica que além do brechó, existem projetos com o Ministério Público de Passo Fundo, com os Deputados, e parcerias com o banco Sicredi, “A venda do brechó serve para manter as despesas da casa.”.
​
​
​
​
Em relação à prefeitura de Frederico Westphalen, a presidente da Liga explica que já houveram auxílios e iniciativas conjuntas, mas não é algo recorrente. Atualmente a Liga trabalha com 40 assistidos, que são acompanhados desde o início até o final dos cinco anos de remissão, quando o paciente é considerado curado.
É importante ressaltar que ainda não existe um centro de oncologia na cidade de Frederico Westphalen, por tanto, todos os pacientes oncológicos da cidade e região recebem tratamento em Erechim (RS), que fica a aproximadamente 170 km (3 horas) de distância de Frederico. Existe um transporte oferecido pela prefeitura para levar os pacientes e acompanhantes, que sai da cidade pela manhã e retorna apenas no final da tarde. Para solicitar o uso desse transporte, o paciente precisa se direcionar ao posto de saúde e fazer o pedido. Uma de nossas entrevistadas, Dilena Dalla Nora, fala um pouco sobre a visão dela em relação a esse transporte:
Em recente entrevista a LA Mais Digital, o prefeito de Frederico Westphalen (RS), José Alberto Panosso, e o presidente da Casa de Saúde, Waldriano Gemelli, comentaram sobre a construção de um centro oncológico em Frederico. De acordo com a matéria, o convênio entre o Hospital Divina Providência (HDP) e o Governo do Rio Grande do Sul, que autoriza a construção do setor de oncologia na cidade, foi assinado no dia 30 de novembro de 2023.
Recurso de aúdio
Se interessou pelo trabalho da Liga? entre em contato
Rua 21 de Abril, 132 - Centro Frederico Westphalen - RS, 98400-000
​